Imagem: partystock @freepik
A Conjuntura da Construção Apresenta Previsões de Crescimento do PIB e Investimento em Obras Públicas no 1º Trimestre de 2023.
O TdeCasas fez uma pequena análise e conclui-o que o estado geral da construção no primeiro trimestre de 2023 apresenta resultados positivos, com projeções de crescimento do PIB e aumento de investimento em projetos de obras públicas.
Segundo uma estimativa rápida divulgada pelo INE, a economia portuguesa registou um crescimento do PIB de 2,5% em termos homólogos e 1,6% em cadeia, colocando Portugal em terceiro lugar entre os estados-membros da UE com melhor desempenho.
A maioria dos indicadores de atividade no setor da construção aumentou, com destaque particular para o mercado de projetos de obras públicas.
O montante total de concursos publicamente anunciados para projetos de obras públicas variou em 60,8% em termos equivalentes de moeda estrangeira, totalizando 1,464 milhões de euros. O montante total de contratos de obras públicas assinados durante este período apresentou uma variação em termos homólogos de 44,6%.
Os números no mercado residencial também são encorajadores. O número total de fogos licenciados para nova construção aumentou 3,6% para 5.332.
Além disso, o montante de novos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras para a compra de habitação aumentou 11% em termos comparáveis até fevereiro, totalizando 2.736 milhões de euros.
Embora o consumo de cimento tenha diminuído 7,4% em comparação com o período homólogo, a indústria da construção está geralmente em crescimento.
Por isso, se está a planear investir em imobiliário ou construir uma casa, agora é o momento de agir. Não perca a oportunidade de participar neste cenário de crescimento.