Apoios às rendas: Saiba como são pagos, como funcionam e quem tem direito

Apoios às rendas: Saiba como são pagos, como funcionam e quem tem direito

imagem: jcomp @freepik

Saiba se é elegível e como receber o apoio do IHRU.

O governo português anunciou recentemente medidas de apoio às famílias no que diz respeito ao pagamento da renda e à prestação de contratos de crédito habitação. Comprar ou arrendar uma casa tem sido um desafio cada vez maior em Portugal, devido aos preços elevados dos senhorios e à perda de poder de compra dos inquilinos. No entanto, o governo tem estado atento a esta questão e anunciou medidas de apoio extraordinárias, que serão detalhadas no artigo de hoje da Deco Alerta.

Se estás a ter dificuldades para pagar a renda da tua casa e queres saber mais sobre o novo apoio anunciado pelo governo, este artigo é para ti. O apoio em questão consiste num montante monetário mensal, até um máximo de 200 euros, que é atribuído aos inquilinos, correspondente à diferença entre o montante da renda mensal e o resultado da aplicação da taxa de esforço máxima de 35% ao rendimento mensal do inquilino.

Se a tua taxa de esforço é elevada e o teu contrato de arrendamento foi celebrado até 15 de março deste ano e devidamente registado junto da Autoridade Tributária, és elegível para receber este novo apoio. O pagamento é feito mensalmente pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que comunica à Segurança Social a indicação do beneficiário e o valor do apoio a ser pago. Se o valor do apoio for inferior a 20 euros, será pago semestralmente. O pagamento é feito por transferência bancária para o IBAN que consta no sistema de informação da Segurança Social.

Certifique-se de cumprir todos os requisitos para receber este apoio e não deixe de entrar em contacto com a DECO se precisar de ajuda ou mais informações.

Junte-se à discussão

Comparar listas

Comparar